POR QUE ACÚSTICA DE AR CONDICIONADO ?

linha.JPG (759 bytes)

A medida que o mundo progride, as nossas cidades crescem e o número de máquinas aumenta, proporcional e assustadoramente. É natural que o nível de ruído também aumente. Mas não é natural que o homem o suporte.
Daí, o choque: a baixa produtividade, o aumento de acidentes, ou as conseqüências dos problemas psicossomáticos, das neuroses e até da loucura, induzidos pelos ruídos dos descontrolados.

No campo da Refrigeração, do Condicionamento de Ar e da Ventilação usamos máquinas e elas fazem ruído.

A nossa tecnologia não acompanha o desenvolvimento que se prevê nesse campo. Há poucas fábricas que se dedicam especificamente a equipamentos anti-ruído de ar condicionado, no Brasil.

Por isso, foi fundada a PROTHERM - PROJETOS TERMO ACUSTICOS LTDA., cujo Consultor, Prof. Pérides Silva, ex- professor de Conforto Ambiental da UFMG, e autor do livro texto Acústica Arquitetônica, premiado pelo Ministério do Trabalho, com a medalha do mérito, em 1972.

A firma tem como escopo, penetrar , profundamente, no campo inexplorado, crescente e importante da acústica do ar condicionado, da ventilação e das máquinas em geral.

Diga-se, de passagem, que é raro encontrar-se uma instalação de ar condicionado silenciosa.

"Os desenvolvimentos recentes, no campo do controle ambiental, geraram atenção especial dos arquitetos, engenheiros, construtores e do público, em geral, em relação a influência do ruído no indivíduo e na coletividade. Com isso em mente, os engenheiros especializados, do campo da acústica do ar condicionado, estão pesquisando a melhoria dos produtos já existentes e planejando novos melhoramentos, tanto neles quanto naqueles que venham criar".

O condicionamento de ar ocupa uma importante posição no campo do controle ambiental. O ruído nos sistemas de ar condicionado deve ser reduzido ou eliminado, para conseguir-se esse controle.